]]> Empresa confirma redução no quadro, mas não fala em números. Trabalhadores demitidos em São Carlos na manhã desta quinta-feira (28)
Reprodução/EPTV
A Tecumseh, empresa que fabrica compressores para ar condicionado, refrigeradores e congeladores, fez uma demissão em massa de funcionários em São Carlos nesta quinta-feira (28).
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, as cerca de 150 demissões ocorreram nas plantas 1 e 2 da empresa, que funcionam na Vila Izabel e no Jardim Jockei Club A.
O sindicato repudiou as demissões dos trabalhadores e, também, a postura adotada pela Tecumseh em não dialogar. A associação também informou que continuará tentando diálogo com a empresa para defender os trabalhadores.
Quadro de funcionários
Em nota, a Tecumseh do Brasil informou que desde 1973 vem contribuindo para impulsionar a economia em São Carlos e região, permanecendo assim ainda hoje, mantendo elevado número de empregos diretos e contribuindo para a criação de outros tantos empregos indiretos, bem como com o desenvolvimento econômico e a capacidade inovadora da região.
Para permanecer competitiva e proteger empregos em meio a condições de mercado extremamente desafiadoras, a empresa reduziu o seu quadro de colaboradores. Na medida em que a Tecumseh busca melhorar a competitividade de seus negócios, a empresa reforça o compromisso com o crescimento econômico e a inovação tecnológica no Brasil.
Pegos de surpresa
Moisés Claudinei trabalhou na empresa por 37 anos
Reprodução/EPTV
Os trabalhadores foram encaminhados para um hotel para fazer o exame demissional. O operador industrial Moisés Claudinei trabalhou na empresa por 37 anos. “Sempre dei o meu melhor, exijo e quero uma satisfação sobre o porquê estou sendo demitido da empresa”, disse.
A também operadora industrial Evelyn Maria da Silva Florêncio trabalhava no local há cinco anos e levou um susto na hora que passou o crachá pra entrar na empresa. Segundo ela, os funcionários foram impedidos de entrar.
O sindicato dos metalúrgicos se manifestou em frente ao hotel, onde estão os trabalhadores.
“A empresa vem alegando que está passando por uma reestruturação, mas isso está passando em cima dos trabalhadores, tanto é que a gente interrompeu as homologações feitas no hotel. Todo processo tem que ser feito dentro da empresa e não no hotel”, disse Vanderlei Aparecido Strano, vice-presidente do sindicato.
Outras demissões
Tecumseh de São Carlos
Reprodução/ EPTV
Em outubro de 2018, a Tecumseh já havia demitido 60 e concedido férias coletivas para 800 trabalhadores.
Segundo Strano, na época, a empresa não havia comunicado o sindicato sobre as demissões. Ele disse ainda que a Tecumseh informou em reunião que a ação foi tomada devido ao baixo volume de produção e à crise financeira.
Em abril, a metalúrgica anunciou um acordo com o sindicato da categoria e o Ministério do Trabalho para que 310 trabalhadores trabalhassem em ‘lay off’, se afastando do trabalho e se qualificando por dois meses e meio.
A medida tinha o objetivo de diminuir a produção e reduzir custos sem demitir os trabalhadores.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.