]]> De acordo com a gestora do hospital, trabalhos para que a situação seja normalizada começaram nesta terça-feira (26). Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande
Reprodução/TV Tribuna
O Hospital Municipal Irmã Dulce em Praia Grande, no litoral de São Paulo, precisou suspender a realização de cirurgias eletivas devido à falta de climatização no centro cirúrgico na unidade. De acordo com a direção, parte dos equipamentos de ar-condicionado apresentou defeito. Ainda não há previsão de retorno do serviço.
Uma audiência pública, realizada na última segunda-feira (25), discutiu a questão da saúde na Cidade. Na ocasião, o secretário de Saúde, Cleber Suckow Nogueira, disse que a unidade está em processo de transição da administração e a nova entidade apresentou um relatório completo do complexo com diversos problemas estruturais.
“Dentro desses problemas, o maior é o de climatização. É humanamente impossível realizar cirurgias, atendimento médico, em um local que marca mais de 30 graus. A entidade está trabalhando para que seja solucionado”, explicou na audiência.
Durante a audiência, o secretário também comentou que o Hospital Irmã Dulce precisa trocar seis condensadores de ar-condicionado. Entretanto, apenas dois aparelhos seriam sendo substituídos por unidades já ultrapassadas, de forma paliativa.
O secretário ainda informou que está sendo estudada a possibilidade da administração municipal fornecer um aporte para a gestora, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), para que os problemas sejam resolvidos. A Associação tinha 48 horas para deixar os ambientes climatizados, porém, o prazo foi expirado e o problema não foi resolvido.
Em nota, a SPDM informou que os trabalhos de manutenção por parte da empresa responsável foram atrapalhados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Eles já foram iniciados na última terça-feira (26) para que a situação seja normalizada o quanto antes na área afetada.
O hospital esclareceu também que tem trabalhado em conjunto com a Prefeitura de Praia Grande visando buscar soluções definitivas para o problema, relatado previamente pela atual direção da unidade ao gestor municipal.