Somar diz que acumulado de chuva em fevereiro é de 331 milímetros, maior índice em 5 anos. Bombeiros registraram 3 quedas de árvores, mas não há feridos ou desabrigados. Ao menos 15 pontos de alagamentos foram registrados durante o temporal entre a tarde e a noite desta quarta-feira (28) em Ribeirão Preto (SP). Dados da Somar Meteorologia apontam que o volume de chuva somou 43 milímetros – o acumulado do mês chega a 331 milímetros, maior índice em cinco anos.
Famílias relataram desespero, quando a forte enxurrada invadiu as casas na Rua Jorge Teixeira de Andrade, no bairro Branca Sales. A gari Rosângela Aparecida Silveira registrou em vídeo o momento em que a água encobriu a calçada e começou a entrar pela porta, atingiu móveis e eletrodomésticos.
Na Avenida dos Andradas, no Parque Ribeirão Preto, a água também invadiu apartamentos de um conjunto habitacional. A situação se repetiu na Rua Antídio de Almeida, no Núcleo Vida Nova, onde algumas ruas se transformaram em rio e os moradores contaram que o esgoto invadiu as casas.
Na Avenida do Café, uma cachoeira se formou no canteiro central, próximo ao campus da USP. A água descia da avenida, no sentido Centro – bairro, para o lado oposto. A Avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) também registrou pontos de alagamento próximo às ruas Capitão Salomão e São Francisco.
Entre as avenidas Portugal e Senador César Vergueiro, como sempre ocorre em dias de temporal, as galerias não suportaram o volume de água e um bueiro se transformou em chafariz no meio do cruzamento. O mesmo aconteceu na Avenida Leais Paulista, também no bairro Jardim Irajá.
A Avenida Patriarca foi encoberta pela água, que não tinha para onde escoar. A situação se repetiu no cruzamento das ruas Bernardino de Campos e Campos Sales, no bairro Higienópolis, entre as ruas Campos Salles e São José, no Centro, e entre a Avenida Jerônimo Gonçalves e a Rua Santos Dumont, na Vila Tibério.
O trânsito ficou parado na Rua Chile, porque a correnteza descia com força no sentido à Avenida Maurílio Biagi. Já na Avenida Caramuru, principalmente no cruzamento com a Rua Cairú, a água invadiu as calçadas e carros foram arrastados pela água. Apesar dos estragos, nenhum motorista ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros registrou três quedas de árvores: na Rua Padre Anchieta, na Vila Tibério, na Rua Uahib Calil, no bairro Quintino Facci II, e entre a Avenida do Café e a Rua Moreira Cabral, na Vila Amélia. Todas as vias foram desobstruídas e não houve prejuízo ao trânsito, nem feridos.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca